Exagon Motors apresenta primeiro modelo elétrico de rua da marca

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A fabricação artesanal garante alta qualidade na montagem e o carro é todo de fibra de carbono para compensar o peso do conjunto de baterias (Divulgação/Exagon Mortors )
A fabricação artesanal garante alta qualidade na montagem e o carro é todo de fibra de carbono para compensar o peso do conjunto de baterias


O Furtive-eGT é o primeiro modelo de rua da Exagon Motors, empresa francesa que desenvolve veículos (elétricos ou a combustão interna) para as pistas. As linhas desse grã-turismo são o resultado de pesquisas avançadas sobre aerodinâmica. Cada detalhe do modelo, qualquer vinco ou reentrância foram ali gravados por algum motivo: canalizar o fluxo de ar (do painel dianteiro ao spoiler traseiro, passando pelo teto e colunas em arco), para evitar ao máximo qualquer resistência. Os balanços dianteiro e traseiro curtos são sinônimo de estabilidade.

E a aparência agressiva desse cupê de quatro lugares – com a dianteira em cunha, faróis “enfezados”, laterais “rasgadas”, rodas de 20 polegadas, teto com dupla bolha, linha de cintura ascendente e traseira que termina num corte abrupto – vai ao encontro de sua performance. Foi-se o tempo em que era necessário explicar que determinado modelo era elétrico, mas com ótimo comportamento dinâmico. O Furtive-eGT tem dois motores elétricos (leves e compactos) dispostos em sua parte central que, juntos, rendem 407cv de potência num intervalo de 5.000 a 10.000rpm e torque de 52,6kgfm a 5.000rpm. Sua velocidade máxima está limitada a 250km/h.

 O Furtive-eGT acelera até 100km/h em apenas 3,5 segundos (Divulgação/Exagon Mortors )
O Furtive-eGT acelera até 100km/h em apenas 3,5 segundos


Este GT elétrico acelera até os 100km/h em 3,5 segundos. A transmissão é de três velocidades e a tração traseira tem diferencial autoblocante. Depois de 3 mil ciclos de recarga, as baterias de ions de lítio ainda guardam 80% de sua capacidade. Assim, segundo o fabricante, é possível rodar mais um milhão de quilômetros. O veículo conta com geradores capazes de converter a energia de desaceleração e frenagem para recarregar as baterias.

 (Divulgação/Exagon Mortors )


A alta qualidade da construção é garantida pelo modo de fabricação artesanal. São 6 mil peças ajustadas manualmente, um legado do universo das competições. A carroceria e a estrutura são em fibra de carbono, material leve e resistente capaz de compensar parte do peso acrescentado pelo conjunto de baterias. A ideia é que cada carro seja único, daí a possibilidade de o interior receber qualquer conteúdo almejado pelo cliente. Todo o conjunto óptico, assim como as luzes de sinalização, são em LED, proporcionando menor consumo de energia.

 (Divulgação/Exagon Mortors )

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

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