História do Tuning

21:19 , 0 Comments


A arte de alterar automóveis é já bastante antiga, a sua origem mistura-se com a origem dos automóveis.
Foi na década de 1910, praticamente quando se deu o grande aumento do número de automóveis e a sua produção
em série, que as primeiras pessoas começaram a alterar os motores dos famosos Ford Modelo T para obter mais potência.
Sempre houve e haverá assim, pessoas que não estão contentes com o que o desempenho e aspecto do seu automóvel.
Depois da Segunda Guerra Mundial este movimento intensificou-se nos Estados Unidos e na Europa e surgiram as
primeiras empresas dedicadas à preparação de carros e motores.
História Um movimento que teve grande notoriedade foi o hot rodding.
Surgiu na década de 1940, no final da guerra. Os jovens militares americanos que regressavam ao país e com algum dinheiro,
que gozavam alguma liberdade tinham disponíveis carros da década anterior a um preço bastante acessível.
A indústria automóvel americana tinha estado dedicada a fornecer o exército durante alguns anos e não tinha evoluido.
Assim esses jovens, inicialmente na Califórnia, começaram a modificar os carros, introduzindo elementos que ainda hoje os
caracterizam os hot-rods como o menor peso, maior potência, rebaixados, pneus largos, etc. O nome Hot-rods provém da combinação de Roadster (rod) e
Hot que significa quente. Anos mais tarde deu-se mais relevância ao aspecto e construíram-se alguns carros verdadeiramente virados para o show-off.
História Com o tempo algumas empresas foram criadas especificamente para a preparação de carros, nos EUA e Europa, algumas delas criando nomes que
ainda hoje são bastante conhecidos. Em meados da decade 80, e com o sucesso do campeonato alemão de Turismos (DTM) onde viaturas de produção competiam
dando muito espectáculo, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento do tuning no continente Europeu. Os vários troféus monomarcas e campeonatos
criados nos vários países contribuiram tambem para o desenvolvimento do tuning. Os adeptos de automóveis procuravam peças e componentes usados em competição
e que dessem um aspecto parecido esteticamente ao do seu carro preferido de competição, pois algures haveria um BMW, um Mercedes, um Alfa Romeo, um Renault
a competir que inspirava os utilizadores dos automóveis normais. Cada país ou continente desenvolveu um estilo próprio e sub-culturas que se movem em torno
de automóveis modificados. O mercado do tuning é hoje em dia um setor que movimenta muito dinheiro. O sucesso dos filmes da saga Fast and Furious contribui
também para a divulgação do tuning a um publico onde não chegava antes.

Creditos do post SpeedoCar

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: